segunda-feira, 22 de agosto de 2011

01 saudade: Nazaré Tedesco


"Loura, raposa felpuda e gostosa pra dedéu" pode ser uma rápida descrição de Maria de Nazaré Esteves Tedesco ou Nazaré Tedesco ou Naza, Nazinha etc, como também pode ser uma das frases mais memoráveis da teledramaturgia brasileira. Conhecida apenas como Nazaré, essa mulher aterrorizou as vidas de Maria do Carmo e seus filhos na novela Senhora do Destino. Com uma personalidade fria e calculista, ela foi literalmente capaz de tudo pra conseguir o que queria. Ela era uma prostituta que já estava cansada da vida que levava e assim fez de tudo pra iludir José Carlos Tedesco e acabar com a família dele. Ela precisava apenas de um filho pra conseguir enganá-lo de vez. O problema é que depois de tantos abortos não poderia mais engravidar; a solução era roubar uma criança.


E não é que a sorte foi grande pra Naza? No meio de um conflito no centro da cidade, Naza, se depara com uma família de nordestinos, recém chegados na cidade. E ali estava o seu passe para a felicidade: um bebê. Com o descuido da mãe, Maria do Carmo, Naza pega a criança dos irmãos oferecendo um sorvete e some. Casa-se com José Carlos, fazendo com que ele abandonasse a família e sua pequena filha Claudia, que no futuro se torna um estorvo na vida de Nazaré.

Muitos anos se passam, Maria do Carmo consegue achar a filha e depois de muitas revira-voltas, Isabel, a filha roubada por Naza, volta para o seu verdadeiro lar. Coisa que Nazaré não admite e continua atormentando a vida de todos que pode. No final da novela, Isabel tem uma filha que também é roubada por Nazaré. O mesmo sofrimento que ela trouxe para Maria do Carmo, ela trás para Isabel. Mas no fim tudo se resolve: o filho de Isabel volta pra mãe e Nazaré para pelos seus crimes com uma morte memorável e espetacular. Talvez uma das melhores mortes em novela, Nazaré se joga de uma ponte na Bahia. Um final incrível pra uma vilã que teve uma participação tão incrível quanto na novela.

Nazaré, interpretada espetacularmente pela Renata Sorrah conseguiu cativar o povo de uma maneira, que Maria do Carmo não conseguiu. Claro, a atuação de Susana Vieira como Maria do Carmo comoveu e chocou o país. Uma mulher é abandonada com 5 filhos no nordeste pelo país, vem para o sudeste e uma de suas crias é sequestrada na época da ditadura militar. A luta que Maria do Carmo mostrou no decorrer dos capítulos, a coragem que ela teve e a força de vontade, fez com que o povo sofresse com ela. E o que seria certo era o povo odiar com todas as forças Nazaré Tedesco, a bruxa; mas não. Com certeza algumas pessoas adiarão Naza, mas a grande maioria mostrava um carinho estranho por um personagem tão sem escrúpulos. 


Era engraçado vê-la fazendo suas maldades, que quase sempre davam em confusões. Suas loucuras eram motivo de risadas, como por exemplo, o dia que ela pega carona em um caminhão com 4 homens e acaba por tranzar com todos. Chegou um momento na novela, que mesmo ela voltando a trabalhar como prostituta, as pessoas tinham um pouco de "dó" dela. O carinho doentio que ela mostrava ter por sua filha roubada, era o carinho de uma pessoa que roubou a filha de alguém, mas que mesmo assim era mãe.



Nazaré Tedesco com toda a certeza marcou a teledramaturgia brasileira, sendo lembrada mais que a "mocinha" da novela. Obrigado Aguinaldo Silva e Renata Sorrah por essa grande personagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário