sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Vamos falar de "Give Me All Your Luvin' (Feat. M.I.A. & Nicki Minaj)"?

Capa do single novo da Madonna: Give Me All Your Luvin'



"Fans can make you famous, a contract can make you rich, the press can make you a superstar, but only luv can make you a player". Essa frase com que eu começo o post é a frase que aparece, em meio a gritaria, aplausos e apitos, logo no começo do videoclipe de Give Me All Your Luvin', 1° single do novo álbum da Madonna, MDNA. A música começa a tocar e surgem as escolhidas por Madonna a fazerem uma pequena participação na canção: primeiro aparece M.I.A. e depois Nicki Minaj, ambas segurando pompons e encarnando líderes de torcida para o videoclipe.

Então, surge a grande estrela do videoclipe derrubando a porta de uma casa, empurrando um carrinho de bebê, que só aparece nessa hora, e com um casaco e óculos escuros. Madonna aparece cantando, despreocupada com o que acontece ao seu redor, como toda diva deve ser. No videoclipe ela é protegida de um tiroteio, foge da chuva, não pisa em poças de purpurinas douradas e faz muitas outras coisas com a ajuda dos jogadores de futebol americano que estão a todo momento atrás dela para a protegerem.



Ela não dança muito como uma Beyoncé, mas também não fica quase imóvel como uma Britney Spears. Ela corre, anda, mexe no cabelo, aponta o dedo, faz cara de sexy e, de repente, aparece vestida de Marilyn Monroe, uma das referências que Madonna faz em seu novo videoclipe, além do culto dos norte-americanos ao futebol americano. Ela sempre foi uma fã declarada da Marilyn e de outras grandes atrizes da época de ouro do cinema hollywoodiano e sempre se inspirou nelas em seus videoclipes. Uma clara referência que Madonna fez a Marilyn no passado, foi em seu videoclipe Material Girl, onde ela encarna a personagem de Marylin, Lorelei Lee, do filme Gentlemen Prefer Blondes

Uma das coisas que eu e mais muitas pessoas percebemos é o fato dessa música lembrar muito uma mistura horrorosa de Girlfriend da Avril Lavigne e Hollaback Girl da Gwen Stefani. Não só pelos temas teen e futebol americano, mas pela sonoridade da canção. Quando a porta cai no começo do clipe eu penso que a Avril e a Gwen sairão de mãos dadas cantando essa música, de tanto que me faz lembrá-las.

Parece que Madonna também resolveu visitar seu passado e fazer referências a própria carreira. Ela aparece com um top preto por cima de um sutiã com estampa de oncinha, com um micro-shorts preto que esconde o umbigo, com sapato de salto alto e, claro, com uma cruz enorme no peito. Alguém lembra do figurino que a Madge usava na Virgin Tour? Pois então, uma clara referência ao próprio trabalho. Como Heloisa Tolipan disse em seu blog hoje, "Quando um ícone da Poplândia precisa revisitar a própria carreira é porque tem alguma coisa errada". E a pergunta que fica é: será que tem mesmo mesmo alguma coisa errada?



Se tem uma coisa errada no fato da Madonna buscar referências em sua própria carreira, eu não sei, só sei que esse clipe não me agradou. E não foi como muitos pensavam que seria. Criou-se todo um burburinho, uma falação, uma especulação e, no fim, vemos uma Madonna pagando de teenager em busca do amor de todos os jogadores de futebol americano da high school. Vemos uma Nicki Minaj e M.I.A. que serviram apenas pra falar poucos versos no meio da canção e ficar dizendo que amam a Madonna a cada refrão, além de ficarem fazendo poses sexys juntamente com a Madonna. E cadê o surpreendente? Cadê a polêmica que sempre anda lado a lado de Madonna? Cadê Madonna zoando a igreja católica? Cadê Madonna pagando de piranha e fazendo o escândalo da Associação de Pais dos Estados Unidos? Não teve. Não teve nenhuma dessas Madonnas que todos nós amamos.

Eu não sou fã xiita da Madonna, sou um admirador. Admiro toda a sua carreira, tudo o que ela já fez, eu dou a devida importância e adoro. Mas também não consigo dizer que gostei desse single. Não gostei. Achei bom, mas "bom" pra Madonna não é nada bom. Pra Madonna as coisas sempre são ótimas, por que foi sempre assim na carreira dela. Nos últimos anos ela vem se mostrando uma artista que segue o que está sendo moda na música pop. E eu não vejo problema nisso, eu vejo problema quando você segue a moda na música pop, mas acaba exagerando e ficando uó demais. 
Pra se fazer electropop tem que ter a medida exata do bom gosto, para que isso não se torne um exagero e uma coisa chata de se ouvir. Madonna não conseguiu fazer uma coisa bacana com o Hard Candy em 2008 e, pelo que o single de estréia mostra, não conseguirá fazer com MDNA esse ano.

Veja abaixo o videoclipe.


Se eu fosse dar uma nota de 0 a 10 pra esse clipe, eu daria 7. E esse 7 é só pelo fato dela ser a Madonna, a rainha do pop e por mais nenhum motivo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário